M83 - Hurry Up, We're Dreaming

sexta-feira, 11 de novembro de 2011


Pois é, voltei. Já tá ficando até chato, eu sei, mas me deu vontade de escrever e, principalmente, compartilhar essa maravilha moderna aqui.

Primeiro vamos às apresentações: M83 é um grupo francês encabeçado pelo músico Anthony Gonzalez formado em 2001 na cidade de Antibes juntamente com Nicolas Fromageau; Faz uma música quase que hipnotizante, uma mistura maravilhosa de sons sintéticos e orgânicos que traz consigo experiências das mais variadas.
Tem oficialmente 6 álbuns de estúdio, contando o atual que lhes apresento. Mas o grande reconhecimento da mídia especializada veio somente com seu quinto, o 'Saturdays = Youth' lançado em 2008. Foi inclusive através desse álbum que tive meu primeiro contato (tardio) com a banda.

'Hurry Up, We're Dreaming', como já dito, é o sexto disco oficial produzido por Gonzalez e companhia e pra quem já tinha motivos para estar bem satisfeito depois do excelente 'Saturdays = Youth' , este último é puro deleite. O título desse trabalho, aliás, é bem sugestivo.
Composto de 22 músicas e mais de 70 minutos de música esse é um álbum para ouvir e sonhar. Para quem já torce o nariz para trabalhos tão longos, não se aflija, você nem perceberá o tempo passando. 

Analisando de forma pessoal o titulo, imagino Gonzalez dizendo algo como: "Venha logo sonhar conosco" ou "Aproveite logo enquanto estamos sonhando". É mais ou menos por aí mesmo.
E por mais incrível que pareça, no meio de tantas músicas é realmente difícil escolher prioridades. O disco inteiro flui de uma forma impressionante.
Sendo bem empolgado, posso dizer que se existia um topo para a genialidade musical de Gonzalez, já bem expressa anteriormente, ele foi alcançado. Por mais que eu já esperasse um bom trabalho, especialmente depois da divulgação do vídeo de 'Midnight City', segunda faixa de Hurry Up, 'We're Dreaming', o resultado final, em um disco duplo, é absolutamente surpreendente e arrematador. Se o M83 ocupava um lugar cativo de boas bandas moderninhas, hoje ela ocupa um espaço entre as melhores coisas que já ouvi.

Não vou fazer um faixa-a-faixa (afinal sao 22 músicas), mas posso citar momentos marcantes logo nas primeiras audições:
- 'Intro' já é de cara uma introdução tão boa como eu não via há algum tempo. Mostra a cara de como será o restante do álbum.
- 'Midnight City', vem logo na sequência de 'Intro' e já mata a expectativa de vez. Um clássico moderno.
- 'Reunion' é a terceira faixa e se 'Midnight City' ainda não havia convencido aos mais exigentes, esta dá conta do recado.
- 'Raconte-Moi Une Historie' é o ponto alto alto da viagem e dos sonhos que esse disco proporciona. Formada basicamente por um discurso de um garoto contando sobre o seu mundo imaginário onde todos seriam felizes e criariam o maior grupo de amigos do mundo. É simplesmente emocionante!

Bom, cheguei na quinta música e ainda tem muita coisa a ser dita, mas aí ninguém vai ler mesmo. O que se segue são mais faixas no mesmo padrão das anteriores, mesclando momentos mais calmos e contemplativos e momentos mais empolgados como em 'Ok Pal'.

Não tenham dúvida, se você lê esse blog, gostar de Hurry Up, We're Dreaming é certamente inevitável. 
Podem confiar, é imperdível!

M83 - Hurry Up, We're Dreaming - 2011
take it! (4S) (MU) (DF)