Mew - Frengers / And The Glass Handed Kites

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mew é uma trio de rock vindo da dinamarca, país que exporta um número bem pequeno de bandas para o mundo (há atualmente o 'Kashmir') e que talvez por isso, mesmo produzindo um som extraordinário, possui pouca popularidade.
Formado em 1994, o grupo lançou seus dois primeiros álbuns somente na Dinamarca ("A Triumph for Man" de 1997 e "Half The World Is Watching Me" de 2000) e apenas após um contrato com a Epic/Sony feito em 2001 foi possível o lançamento de "Frengers" que continha muitas regravações dos discos anteriores e quatro canções inéditas. Esse foi talvez o mais elogiado trabalho da banda e o primeiro a ser vendido no mundo inteiro.
“And The Glass Handed Kites”, chegou às lojas em 2005 e seu - até então - último trabalho oficial de inéditas "No More Stories Are Told Today, I'm Sorry, They Washed Away" em 2009.

O som não é nada convencional e pode até não agradar aos mais tradicionais. Abusando de sua voz bem aguda e falsetes constantes, o vocalista Jonas Bjerre pode até assustar os desavisados. Numa comparação bem ruim o estilo de vocal pode lembrar Jonsi do 'Sigur Rós' ou Thom Yorke do 'Radiohead'. As tags mais frenquentes para classifica-los são indie-rock, alternativo e dream pop, esse último sendo bem adequado na minha opinião.

É isso, você pode ouvir e odiar ou se tornar fá imediatamente, mas não perca a oportunidade de ouvir uma das melhores bandas em atividade atualmente.

Mew - Frengers - 2003
take it! (mirror)






Mew - And The Glass Handed Kites - 2005
take it! (mirror)





Lissie - Catching a Tiger

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Meu primeiro contato com a música de Elisabeth Maurus (aka Lissie) foi através de alguns vídeos que mostravam uma apresentação ao vivo dela e sua banda em uma sala, sozinhos e sem público no fim de 2010.
O que chamou a atenção logo de cara foi, evidentemente, a beleza da mocinha de 28 anos e seu comportamento durante a execução das canções. É uma coisa que parece lhe dar extremo prazer e as músicas não são só cantadas, são interpretadas com real sentimento.

A musicalidade tem claras influências de folk rock americano com, óbvio, bastante influência de country. No geral são canções com bastante apelo pop e vários possíveis singles. A voz de Lissie é uma coisa que pesa muito, limpa, afinada e linda.

Algumas das músicas de Catching a Tiger entram facilmente entre as melhores que ouvi no segundo semestre de 2010.
E considerando que esse é seu primeiro álbum oficial, posso dizer que essa é uma grata surpresa e que ela ainda pode aparecer muito nos circuitos indie nos próximos anos.

Lissie - Catching a Tiger - 2010
take it (mirror)