Russian Circles- Station

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Começo esse post propondo uma aposta/desafio: encontre um lugar na net que fale sobre o disco 'Station' e não o aponte como um dos melhores lançamentos do ano de 2008.

Russian Circles é um trio formado em Chicago que toca um Post-Rock/Post-Metal instrumental extremamente bem executado e consistente. Os três integrantes são dotados de uma habilidade musical absurda e que quando combinadas produzem um som altamente empolgante.
O disco em questão é constituído de 6 músicas longas, entre 7 e 8 minutos cada, que de certa forma se completam e até deixam aquela sensação de "-já acabou" quando já se passaram os 43 minutos de êxtase.
É difícil, e talvez injusto apontar destaques, mas as primeiras canções que ouvi e que mais me conquistaram são 'Harper Lewis' e a faixa-título 'Station'. A primeira porque nos deixa ansiosos por quase 3 minutos esperando o guitarrista Mike Sullivan entrar em ação enquanto o baterista Dave Turncrantz quebra tudo acompanhado pelo baixista Brian Cook (que também toca no 'These Arms Are Snakes' e na verdade não é integrante fixo da banda); já 'Station' possui um riff poderoso de guitarra e é aquele tipo de música que não deixa sua cabeça parada.

Realmente esse foi um dos melhores álbuns de 2008 e quem não ouvir vai estar perdendo muita coisa.

Russian Circles- Station- 2008
download(sharebee)







Confiram 'Harper Lewis' executada ao vivo:

Bob Mould- District Line

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

“Política vem e vai, mas nós ainda somos humanos, e isso nunca vai mudar, e é sobre isso que queremos cantar.”
Assim disse Bob Mould nos anos 80 quando sua banda, o 'Husker Dü', deixou de lado o Punk para dar início à sua fase mais "rock". O álbum lançado na época, 'Zen Arcade' é um marco do rock alternativo e admirado até hoje por quem curte o estilo.

Em 1988 o 'Husker Dü' deu por encerrado seus trabalhos e, desde então, Bob tem se dedicado à sua carreira solo e à uma temporária participação na banda 'Sugar' no início dos anos 90.
Sua vida também foi marcada nessa época por ele ter admitido publicamente sua homossexualidade.

No ano passado veio o álbum District Line, um dos melhores discos de 2008 mas que ficou escondido por falta de divulgação.

Àqueles que gostarem do trabalho solo do cara fica a dica: procurem ouvir sua ex banda, vale muito à pena!

Bob Mould- District Line- 2008
download(sharebee)


God Is An Astronaut

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O disco é- um dos mais comentados- do ano passado e a banda é de Dublin, Irlanda.
GIAA (abreviação para God Is An Astronaut) é uma das mais interessantes e respeitadas no cenário post-rock atualmente.
Assim como 'Mogwai' e 'Explosions in the Sky', ambas já postadas aqui, a música deles é quase sempre toda instrumental e utiliza muito bem alguns elementos eletrônicos.
Muitos dizem que o que os GIAA fazem é música para a alma, aquele tipo de coisa que realmente te transporta pra outros lugares, te faz voar sobre novas paisagens, cores, sons...algo quase transcendental mesmo.

O disco homônimo, mais recente lançamento desses Irlandeses causou ótimas impressões na crítica especializada e nos fãs da banda e serviu pra firmá-los de vez no cenário cada vez mais rico e concorrido do rock instrumental. Foi também um dos que eu mais ouvi, sem dúvida alguma.
Aqueles que gostam e/ou se interessam pelo estilo devem conhecer!

GIAA- God Is An Astronaut- 2008
download(sharebee)

opção2(mediafire)

Ouça o disco no Myspace da banda.

Elsiane- Hybrid

domingo, 15 de fevereiro de 2009


'Hybrid' é o primeiro e único, até o momento, álbum oficial lançado pela dupla Elsianne Caplette e Stephane Sotto, ela peruana e ex-estudante de música clássica e ele artista canadense de Montreal. Aliás, é no Canadá que eles se conhecem e dão início ao projeto.
A música do 'Elsiane' é bem encaixada dentro do estilos downtempo e chillout e é frequentemente usado em coletâneas de 'chill' e 'erotic music'. Mistura elementos bem variados, indo de soft-rock à música clássica, que compõem um som extremamente agradável de ser ouvido. Soma-se ao estilo leve e envolvente a voz marcante e bela da parte feminina da dupla.

Boa pedida pra quem gostou de 'Parov Stelar', 'Saltillo' e 'Air'

Elsiane- Hybrid- 2008
download(UJ)

Oceansize- Frames

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Duas características bastante marcantes do chamado "rock progressivo" são a técnica apurada e sentimento posto nas músicas. Características essa que quando incorporadas ao "rock alternativo" recebem o nome de "post-rock", termo surgido no ínicio dos anos 90 para designar bandas como 'Tortoise' e 'Slint'.
Pois bem, Oceansize é uma daquelas bandas que dificultam o trabalho de quem gosta de rotular tudo que ouve. Rock isso, rock aquilo...deixando de lado esse tipo de classificação posso dizer que o som feito por essa banda inglesa é rock, usando muita técnica, criatividade, sentimento e permanecendo no cenário alternativo -embora por vezes rótulos sejam necessários, não conseguem sempre definir muita coisa. Sem se importar com o que fazem e fazendo com muita qualidade.
Quem gostou de 'Pure Reason Revolution e aqueles de gostam do novo rock vão adorar!

Oceansize- Frames- 2007
download(UJ)




Unfamiliar: