Esbjörn Svensson Trio

domingo, 12 de outubro de 2008


E.S.T. , como é mais conhecido, é um trio sueco de jazz contemporâneo, formado no início dos anos 90 e com um fim trágico em meados de 2008.
O grupo, composto por Esbjörn Svensson (piano), Dan Berglund (baixos) e Magnus Öström (percussão), é tido como um dos principais nomes do jazz moderno, sendo sempre reconhecido pela versatilidade e inovação.
O E.S.T. frequentemente se apresentava em locais voltados para o rock, tocando em ambientes esfumaçados e escuros, quebrando assim uma tradição do jazz clássico.
Um fenômeno que interrompeu os trabalhos com a morte de seu fundador em junho desse ano. Esbjörn mergulhava no Mar Báltico quando desapareceu subitamente, sendo encontrado gravemente ferido no fundo do mar e falecendo já no hospital. Todos os jornais do mundo todo noticiaram o acontecimento como uma perda enorme para a música, e assim o é. Felizmente o legado deixado pelo E.S.T. é bem extenso, e postarei aqui, aos poucos, os principais trabalhos do trio.

E.S.T.- Tuesday Wonderland- 2006
download(rapidshare)









E.S.T.- Viaticum- 2005
download(rapidshare)










E.S.T.- Seven Days Of Falling- 2003
download(rapidshare)

Jaga Jazzist

sábado, 11 de outubro de 2008

No post sobre a "Cinematic Orchestra", eu comentei sobre o selo inglês "Ninja Tune", especializado em música experimental, especialmente nü-jazz, hip-hop e downtempo em geral.
Hoje venho falar sobre mais uma das importantes bandas da gravadora.
O Jaga Jazzist é um grupo norueguês formado por 10 músicos que se utiliza de instrumentos clássicos de jazz, indie rock e bases eletrônicas.
A música deles é tida como new-jazz, fazendo uma ponte muito interessante com o novo rock.
A princípio, confesso que o som não me conquistou muito, mas depois de ouvir atentamente e com calma, percebi o quão complexa e bela é a música composta por eles. É mesmo possível perceber momentos em que o indie-rock se faz muito presente, principalmente através das guitarras e bateria, o aparato eletrônico é sempre utilizado e o jazz contemporâneo aparece como a principal influência.
Quem gosta de coisas novas e experimentais, sem deixar de lado uma certa veia pop vai adorar.

Jaga Jazzist- What We Must- 2005
download
(rapidshare)












Jaga Jazzist- Animal Chin- 2002
download
(rapidshare)








All Know is Tonight:

The Atomica Project

domingo, 5 de outubro de 2008

Trip-hop numa levada bem chill, muito calmo e relaxante. Base eletrônica salpicada por sons orgânicos e acompanhada de uma voz angelical e penetrante.
Bom som pra quem gosta de "Portishead", "Saltillo" e "Mandalay".
Desde que descobri a banda, tenho a ouvido praticamente todo dia. Depois de Parov Stelar, é uma das coisas mais gostosas de ouvir com que tive contato recentemente.
No site oficial é possível ouvir algumas canções. Confira aqui e aqui

Vocês irão notar que o álbum de 2005, "Metropolitan" aparece como sendo de autoria de "Atomica" somente. Pelo que pude descobrir, já existe uma banda de metal do leste europeu com esse mesmo nome, possivelmente por isso, foi necessária a mudança de nome para "The Atomica Project".

Atomica- Metropolitan- 2005
download(rapidshare)












The Atomica Project- Grayscale- 2008
download(rapidshare)